Planejamento e sua importância na gestão empresarial


É constante o relato de pequenos empreendedores sobre os dissabores administrativos que enfrentam. A maioria se queixa da inabilidade para resolver sozinho as muitas funções que as empresas demandam diariamente, e em muitos casos, o motivo principal do insucesso do seu negócio, está relacionado diretamente a isso, à forma como estão administrando.

O que percebemos, é que sobra pouco tempo para planejar a gestão das empresas, quando na verdade, assuntos gerenciais deveriam ser tratados de forma prioritária. Não havendo planejamento, restam as decisões de improviso, pautadas somente nas questões que envolvem o momento, mas que acabam por muitas vezes, comprometendo a empresa a  longo prazo. É imprescindível o planejamento estratégico, que possibilitará uma base equilibrada a todo o funcionamento operacional. Existem hoje, diversos cursos, com carga horária reduzida, que dão suporte na área administrativa, gerencial e operacional e que contribuem de forma prática na otimização de todos os setores.

Um parceiro desde a constituição da empresa, é o profissional da contabilidade. Importante observar que este profissional não tem nenhuma responsabilidade pelo resultado das atividades da empresa ou a tomada de decisões, a ele cabe a tarefa de registrar os fatos, apurar os resultados encontrados para que o empresário, analisando o trabalho executado tome medidas para melhorar seu desempenho.  É de vital importância que ao Contador cheguem documentos que possam servir de base para a execução de um trabalho que retrate fielmente a vida financeira e patrimonial da empresa, e com isso poder prestar importantes informações, como por exemplo, se a empresa está dando lucro ou prejuízo.

É imprescindível estar sempre muito atento a tudo que envolve seu negócio, buscando estar sempre repensando e refazendo sua empresa. Permanecer aberto às novas ideias, novas possibilidades, novos conceitos. Desta forma, por menor que seja seu negócio, poderá fazer dele, o melhor.  A fórmula não é secreta e nem milagrosa, é só uma questão de adaptação para se alcançar bons resultados.

Marcos de Sá Goulart

Formação na área contábil desde 1987, atuando como Sócio-Diretor da Empresa ConPlus Gestão Contábil há mais de 30 anos. Ex- Delegado Seccional do CRC/MG em Juiz de Fora. Conselheiro CRC-MG.

Conplus Gestão